Como usuários da internet perdem o foco do discordianismo

image

Como um discordiano de longa data eu estava excitado para ver a internet espalhar a mensagem do discordianismo mais abrangentemente do qualquer livro e panfleto conseguiria. Eu achei a filosofia sugerida por essa religião “satírica” dotada de algumas verdades valiosas com promessas ideológicas que podem ser usadas para entender todas as facetas da realidade. Eu acreditei que para o discordianismo alcançar uma audiência maior, a idiocracia excruciante deveria ser evitada. E eu fui devastado ao perceber que a internet, particularmente as mídias sociais, conseguiram entorpecer o discordianismo em uma desculpa sem sentido para todos os tipos de impensados e juvenis comportamentos.

Enquanto você pode encontrar evidências desse comportamento no Reddit, Tumblr e outros pontos de encontro online para “discordianos”, nenhum lugar é mais pronunciado que no facebook. O grupo “Discordian Society” no facebook tem mais de 12 mil membros e é o maior exemplo de Discordianismo escolhido por Trolls da era AOL. E enquanto Trollar é uma forma válida de Mindfuck quando feito propriamente, o tipo feito por essas pessoas não tem nenhuma ideologia particular, portando sendo uma forma de choque barato e busca de atenção para os tipos mais infantis. Essas pessoas tem tão pouca reverência pelo atual Discordianismo que eles emburrecem-no a tal ponto chamando-o de “Disco”

Os Disco Trolls não entendem que as parabolas com relação a Éris e sua satírica veneração são na verdade um complexo reconhecimento da natureza da existência. Ao invés disso eles acham que Éris é um símbolo de literal veneração ao caos, onde os rituais exigem atos de caos. Além de perderem o ponto aqui, o comportamento infantil não é caótico. É só um apunhado de humor chocante low brow (de mau gosto, sem inteligência) que inclui sexismo, racismo e outras intolerâncias e má ideias como sua premissa. Não há nada caótico nisso.  Não há nada de “Ousado” sobre isso, o que é o gol dos Disco Trolls. Ousado seria irritar ideologias tradicionais e paradigmas da situação atual, e não replicar eles vagamente em sua própria imagem em busca do choque.  Em um mundo que é cada vez mais emburrecido, inteligência é ousadia. Mas inteligente é considerado pelos Disco Trolls como uma razão para ridículo e ao abuso. Qualquer tentativa de agir fora de seu pensamento confinado é rejeitado e quando você aponta a blasfemia intelectual deles você é atacado com investidas maliciosas que faria Greyface orgulhoso.
A atividade mais comum que toma lugar na mídia social Discordiana é a de fazer e disseminar memes, atividade mais comum também na maioria das mídias sociais. Não há nada de ousado em memes. Nada há mais comum ou normal do que memetizar. E nada possivelmente poderia ser mais perigoso do que criticar o pensamento e a inteligência humana nesses meios anti-intelectuais, o que parece se replicar como um virus, invadindo lugares que antes eram saudáveis camadas intelectuais com sua imagem baseada no reducionismo e na simplificação. E se você apontar isso para os Disco Trolls, eles respondem apenas usando a palavra “Butthurt”, que é um dito muito usado online para barrar qualquer tentativa de um entendimento legítimo sobre a posição ideológica de alguém. No caso raro onde um maior argumento é feito para defender os memes, é para falar que é uma forma de arte, o que é como chamar vinhetas comerciais de música. Também sugere que memes são similiares as imagens usadas no Principa Discordia, mas os contextos do tempo e meio tornam essas comparações vazias.
Tudo isso se transforma num enorme grupo de pessoas convencidas de que são rebeldes, tomando partido das atividades mais comuns possíveis, enquanto tentam espalhar sua falsa discórdia por trollar infantilmente seu próprio entorno.  E como se essa busca por atenção juvenil não fosse óbvia o suficiente, Disco Trolls parecem ser indivíduos emocionalmente feridos e com deficiente auto-estima, que usam hipérboles sexuais para reafirmar seus falsos egos. Compartilhar nus com estranhos online não é uma sexualidade ousada, é uma tentativa desesperada por ganhar atenção com o menor esforço possível. Não há nada de errado com a sexualidade humana, mas pessoas que vestem sua identidade nela não são saudáveis, são um exemplo de inseguranças emocionais não tão distintas aos  sexualmente reprimidos. Mesmo que você acredite que eu sou um purinatno, esse comportamento não tem nada haver com sexo, e tudo haver com validação. Não há nada transcendental em pessoas buscando validação por provocar os instintos dos outros.
E por que eu me importo tanto com idiotas que tomaram o nome Discortianismo e usam ele como uma marca para justificar seu comportamento estúpido e infantil? Porque a mídia social é onde as pessoas encontram primeiramente o Discordianismo na atualidade. E onde esses filósofos foram antes capazes de despertar pessoas para poderosas metáforas através do humor, aqueles que os Disco Trolls talvez nunca verão as profundas verdades contidas, e ao invés disso serão direcionados para participar de uma réplica simbólica do Discordianismo, sem nenhuma substância. O que antes era uma ferramenta de iluminação foi transformado pela network social em um outro fator para nossa de-evolução. Tornou o remédio uma doença.
Então se você participar de alguns comportamentos descritos acima mas tem alguma honestidade intelectual, dignidade e respeito pelo discordianismo, você pode querer considerar mudar seus hábitos. E se você leu isso antes de ser doutrinado pelos Disco Trolls, em seu inefetivo mundo cor de rosa de otários, não confunda seus intoleráveis normais com Discordianos. E se você é um desses Disco Trolls que lê isso e fica irritadinho e defensivo, você deve lembrar: “Tis an ill wind that blows no minds” (foda-se, preguiça de traduzir isso)

Ps.: “Tis an ill wind that blows no minds” (foda-se, preguiça de traduzir isso)

isso é um famoso koan

“É um vento doente aquele que não explode nenhuma mente”

Traduzido de um texto discordiano desconhecido  por um discordiano desconhecido que não sou eu.

Fonte: http://advancedape.com/social-network-discordianism/

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s