Ciência FNORD

image

Discordianos gostam de ciência. No geral. Eu gosto de ciência. Mas gosto de magia também (o que é meio contraditório O.o) .

Por isso vou falar um pouco sobre ciências e algumas poucas curiosidades.

Provavelmente você já deve ter ouvido ou lido a respeito sobre o que direi… mas eu não me importo com isso.

O espaço como você já deve ter ouvido falar,  veio supostamente de uma grande explosão,  na real uma expansão que foi chamado de Big Bang. A teoria se baseia no fato das galáxias estarem se afastando uma das outras e na necessidade de uma energia gigantesca para criar um elemento químico.  Esse elemento químico é o mais abundante no espaço (ou Universo) . É o hidrogênio. Os demais elementos, como carbono, oxigênio e nitrogênio são formados nos fornos celestes: os Sóis.  Esses sóis são bombas nucleares gigantescas que fundem constantemente núcleos atômicos. Uma verdadeira bomba de fusão nuclear. Fusão nuclear demanda una energia muito intensa para ocorrer. O mais natural é ocorrer fissão nuclear, que é quando um núcleo atômico desintegra formando fnords,  digo, outros núcleos com o decaimento em massa critica liberando nêutrons doidamente que “quebram” outros núcleos. Nessa fissão há muita energia liberada, pois E = mc^2. Essa equação famosa não é equação da relatividade.  Essa equação diz que massa e energia são equivalentes e com isso sabe- se um fóton (pacote de energia da qual conhecemos de luz) possui momento,  que é uma habilidade de mover uma massa. Por isso quando ficamos expostos à luz sentimos calor, que são movimentos moleculares ocasionados pela energia do fótons.

O fóton foi proposto por Max Plank no seu doutorado. Ele queria atuar na área da termodinâmica,  seu orientador havia dito pra ele que na termodinâmica não havia mais o que descobrir, pois era uma ciência já muito estudada e fundamentada.
Plank não deu ouvidos e seguiu a intuição. Foi quando ele se questionava acerca da mudança de cor que metais adquirem quando aquecidos que ele teve um insight genial.
Os metais mudam de cor (o ferro, por exemplo, fica rubro quando muito quente) por que os elétrons dos átomos são excitados pulando de uma camada aumentando seu nível energético.  Isso chamado de salto quântico. Quando o elétron volta ao seu nível energético novamente ele libera energia em forma de luz (fóton).
Fótons são pacotes bem determinados de energia. O elétron precisa de um pacote inteiro para poder saltar de um nível ao outro. Daí surgiu a física quântica e Plank esnobou seu orientador com Thug Life!

A física quântica deixou Einstein com cabelos em pé quando outros cientistas começaram a dar forma a tal da nova física. Einstein não aceitava que Deus jogasse dados, pois na escala quântica as coisas são puro signo de Libra: pode ser que sim, pode ser que não, pode ser que talvez.
A luz pode ser tanto onda como partícula, por isso eu desconfio que a luz é de libra.  Essa indecisão dele deixou os físicos loucos… se é ruim para quem observa, imagina para quem vive (:/)

Uma curiosidade sobre Einstein é que ele não ganhou Nobel pela teoria da relatividade.  Ele foi laureado pela teoria do efeito fotoelétrico,  que é o efeito de luz sobre uma superfície metálica.  Ele faz com que gera corrente elétrica no metal. E a intensidade da corrente depende do comprimento de luz (imagina uma luz azul e outra vermelha. São extremos no espectro da luz visível, a luz azul produz corrente maior que a da vermelha porque são mais energéticas).
E quando Einstein foi laureado erraram o nome dele… acho que confundiram com Niels Borh.

Agora cansei de escrever sobre essas coisas, outras curiosidades em breve em outro post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s