Minhas lições Discordianas

Estava refletindo aqui em frente ao espelho e de repente obtive uma luz. Era a lâmpada que havia acendida para poder me ver.

Que tipos de lições pode-se a prender com o Discordianismo?

Uma “religião” que apenas um grupo seleto da elite fnordiana conhece (ou pensa conhecer). Para o mundo é apenas uma inexistência barata.

Eu levo discordianismo como filosofia de vida e decidi expôr aqui algumas lições que aprendi e que eventualmente um discordiano de fora possa aprender também.

Lição de número 1

Não leve as coisas tão a sério. Sua vida é uma  piada!

Lembro quando lia o Principia Discordia pela primeira vez. Foi uma experiência foda! Eu tinha iluminações sucessivas. Foi esclarecedor.

Eu tive sensação similar quando estava lendo reflexões sobre o universo por um físico quântico. As coisas no fundo são triviais.

Os problemas são solucionáveis.

Os problemas que não possuem solução, já estão resolvidas.

Lição de número 2

Nada é real. Tudo é verdadeiro

O jeito contraditório dessa religião é justamente para mostrar que ela pode ser uma farsa. Uma mentira.

Diga uma mentira:” Eu minto”.

Os paradoxos nos mostram que escolhemos nossas realidades. Então não se desespere se sua realidade está uma merda! Apenas desconstrua ela e crie uma realidade nova.

(Sem contar que isso é uma chave fundamental para fazer magia)

Lição de número 3

Eu sou livre. O que me prende são as grades que me rodeia

No discordianismo aprendemos que conceitos são como grades em nossa visão. Vemos para determinada situação de forma diferente quando comparamos com outra pessoa. Isso por que nossas grades possuem formas e não deixa vermos a coisa por completo.

Você é livre. O que lhe prende são essas grades (conceitos) que você usa. Nem sempre elas foram colocadas por você. Nem sempre são ruins. Mas cabe a você percebê-las quando elas te atrapalham e retire de sua janela.

E lembre-se… mesmo que consiga tirar todas as grades da janela, sempre haverá as bordas.

Sem bordas não há mais janelas.

Lição de número 4

O caos governa o universo

Isso já sabia de alguma forma. A segunda lei da termodinâmica fala sobre isso. O mais natural o caos se manifestar. A desordem é natural. Deixe uma xícara de café cair no tapete novo da sua mãe e verás o CAOS que tua mãe vai fazer na sua vida nos primeiros dias.

O universo é caótico e tentamos colocar ordem nele. Deixe tudo arrumadinho, crie várias pastas na área de trabalho para diminuir o caos, o simétrico é mais bonito para o nosso cérebro, etc. É da natureza humana impor ordem ao nossa redor.

As coisas dão erradas e acusam do Universo consPirar contra ele. Mas na verdade é o SER HUMANO que vai contra o Universo.

Lição de número 5

Fnord

Com certeza a lição mais valiosa para mim foi FNORD. Mas que demônios é Fnord? Alguns sabem que não é um repolho. Outros já viram, mas esqueceram de como ele é Ai não conseguem reconhecê-lo.

Fnord é um catalisador mental para tirar as pessoas da inercia. Eu uso constantemente fnord para provocar as mentes alheia. o TODO é mente e fnord é o seu elixir.

Fnord é aquilo que ele não é.

Fnord é um catalisador de questionamentos.

Mas será que vale realmente a pena questionar certas coisas? Não sei. Eu não me importo. E também não faz a diferença. Nada é real no fim das contas.

***********************

***************

*****

Mande um e-mail para sociedadefnordianadiscordiana@gmail.com e faça parte da comunidade discordiana. Compartilhe ideias, filosofias e coco.

Se você possui aforismas em algum caderninho ou koans escondidos na gaveta do banheiro, envie-nos para construir um livreto “Guia Iluminatório do Discordiano”.

.:23:.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s