Koans

A PRÓPRIA MENTIRA

O jovem estudante de discórdia estava aflito. Sentou em posição de meditação e começou a chamar por São Gulik, que era seu mestre guia Zen Discordiano. Fechou os olhos e perguntou mentalmente: “Como faço para que eu possa ser cada vez mais uma pessoa boa? Uma pessoa melhor a cada dia?”
Foi então que uma voz surgiu em sua mente: “Por mais que me pergunte, a única resposta que posso lhe oferecer, é a minha própria mentira”. A voz não voltou a se manifestar. O jovem tinha certeza de que era Gulik. Porém permaneceu sem a sua resposta.

CONVERSA COM GULIK

Estava me preparando para me deitar quando ouvi um ruído na cozinha. Alerta, fui verificar o que era. Foi neste momento que vi que uma barata surgiu por detrás da pia. Rapidamente, numa forma instintiva, peguei o chinelo para acertá-lo. Mas uma voz dentro da minha cabeça subitamente me fez parar. Era São Gulik. Fiquei olhando a barata e a barata me olhando e nós nos olhando.
Uma voz na minha cabeça surgiu: “Um mestre jamais será o seu próprio mestre. Aquele que auto mastreia, será acusado de auto ilusão. Tomais cuidado com vossa própria voz lhe chamando. Ninguém mais lhe chama, além de tu mesmo a ti mesmo. Não podes ver o seu próprio olho sem auxílio de um espelho!“.
Eu perguntei: “O que isso significa?”
A barata respondeu: “MU” e fugiu pelo ralo da pia.

A PILHA DE CAO

O mestre perguntou ao seu discípulo mais sábio: “Onde está o CAO?” O discípulo virou para o lado e disse: “Ali. Naquela pilha de calcário”. Nesse momento o mestre foi iluminado.

SECTO DOS ZEN MODERNOS: O ÍNTIMO DO MESTRE

Um dia um discípulo perguntou ao seu mestre: “Mestre, você costuma se masturbar?”.
O mestre respondeu com a seguinte pergunta: “Você costuma respirar?”.

ESSAS E OUTROS KOANS EM

“KOANS DISCORDIANOS – UM GUIA AOS MISTÉRIOS ZEN DA DISCÓRDIA”

Livro Impresso

sociedadefnoordianadiscordiana@gmail.com

Curta nossa page no FaceBook – se você quiser 😀

.:23:.

 

Deixe um comentário

